2. > Curtas Metragens
  3. > A Captura de Roma

Título La presa di Roma (20 settembre 1870) (Original)
Ano produção 1905
16 de Setembro de 1905 ( Mundial )

“La presa di Roma” um curta-metragem italiano sob direção de Filoteo Alberini, estrelado por Ubaldo Maria Del Colle e Carlo Rosaspina, produzido através da produtora Alberini & Santoni, e considerada como o primeiro filme de ficção da Itália. O filme é ambientado na Itália em 1870 e mostra o general Carchidio de olhos vendados que é escoltado sobre a Pont Milvio pelo general do exército papal Ermanno Kanzler.

Nesse momento Carchidio grita para o general Kanzler para ele se render, mas é recusado, e nesse instante a muralha da cidade é invadida pelas tropas. O filme foi produzido em cooperação com Ministério da Guerra da Itália e a história é narrada através de sete cenas que duram aproximadamente quinze minutos na sua totalidade. O filme fez sua estréia em 16 de setembro de 1905, na Itália.