A casa

1980

Bayit

Neste documentário produzido originalmente para a TV israelense, o cineasta Amos Gitai teve seu primeiro confronto com a censura, que proibiu a exibição do filme. O enredo acompanha as mudanças de propriedade de uma casa, originalmente pertencente a um médico palestino, em 1948. Nesse ano, ela foi requisitada pelo governo, que a declarou legalmente vaga. A partir daí, a casa é alugada por judeus argelinos, depois por um professor universitário israelense que se encarrega de reformá-la, transformando-a numa luxuosa mansão. Ao retratar essa situação, o cineasta oferece inúmeras possibilidades de compreensão do contexto do conflito entre árabes e judeus. O filme foi exibido em diversos festivais: Nantes (1981), Roterdã (1982), Berlim (1982) e na Jornada pela Liberdade de Expressão do Festival de Cannes de 1982.

1980

Elenco de A casa