A Ciência e o Islã

2009

Science & Islam

O cientista britânico Prof. Jim Al-Khalili viaja pela Síria, Irã, Tunísia, Espanha árabe para nos contar a grande história do salto no conhecimento científico que se realizou no mundo islâmico entre os séculos VIII e XIV.

Episódio 1 - "Language Of Science": Seu legado é tangível, com termos como álgebra, algoritmo e álcalis, todos de origem árabe e no centro da ciência moderna - não haveria matemática ou física modernas sem álgebra, ou computadores sem algoritmos e química sem álcalis. Para Al-Khalili, nascido em Bagdá, esta também é uma jornada pessoal e em suas viagens ele revela uma cultura diversificada e voltada para o exterior, fascinada pelo aprendizado e obcecada com a ciência. Do grande matemático Al-Khwarizmi, que estabeleceu a tradição que conhecemos como álgebra, a Ibn Sina, um pioneiro da medicina.

Episódio 2 - "Watch The Empire of Reason": Al-Khalili viaja para o norte da Síria para descobrir como, há mil anos, o grande matemático e astrônomo Al-Biruni estimou o tamanho da Terra. Ele descobre como os estudiosos islâmicos ajudaram a transformar as práticas mágicas e ocultas da alquimia na química moderna. No Cairo, ele conta a história do extraordinário físico Ibn al-Haytham, que ajudou a estabelecer a moderna ciência da óptica e provou um dos mais fundamentais princípios da Física - que a luz viaja em linha reta.

Episódio 3 - "Power of Doubt": Al-Khalili vira detetive, procurando pistas que mostrem como a revolução científica que ocorreu na Europa nos séculos XVI e XVII teve por base o mundo medieval islâmico. Ele viaja pelo Irã, Síria e Egito para descobrir os grandes avanços na astronomia feitos por estudiosos islâmicos, decorrentes de sua obsessão pela matemática. Depois, visita a Itália para ver como as ideias islâmicas permearam no Ocidente e acabaram ajudando a moldar o trabalho de Copérnico, e investiga por que o mundo islâmico pareceu declinar após os séculos XVI e XVII, para ressurgir apenas nos dias atuais.

2010

Elenco de A Ciência e o Islã