A Ferro e Fogo – Tempo de solidão

2007

A Ferro e Fogo – Tempo de solidão

Adaptada da obra de Josué Guimarães (1921-1986), A ferro e fogo – Tempo de solidão é a versão em formato de longa-metragem de uma minissérie em três episódios, exibida pela RBS TV em 2006. A história se passa no ano de 1824, em São Leopoldo, quando os primeiros imigrantes alemães desembarcam no Rio Grande do Sul. Uma família de colonos é enviada para tomar conta de uma estância, mas se vê envolvida no meio de uma guerra – tendo que lidar com acusações de contrabando de armas. A trama, repleta de amor, ódio e vingança, enaltece os anônimos europeus que ajudaram na industrialização do estado. Em comparação ao material televisivo, o diretor Gilberto Perin observou que cortou alguns flashbacks e narrações em voz over (V.O.), além de alterar o som para 5.1. O filme estreou em Montevideo, e também teve duas exibições em Porto Alegre.

2007

Elenco de A Ferro e Fogo – Tempo de solidão