A História da Irlanda

2011

The Story of Ireland

A história da Irlanda é uma série de cinco documentários que examina a história da Irlanda e seu impacto sobre o resto do mundo. Ao longo dos programas, Fergal Keane viaja por três continentes, traçando os eventos, as pessoas e as influências que moldaram a Irlanda moderna.

Episódio 1: A Era das Invasões
Este episódio mostra a formação do DNA da Irlanda pelas sucessivos invasores e colonos. Fergel Keane viaja para a Noruega e apresenta os Vikings como engenhosos colonos e comerciantes, e não como os saqueadores bárbaros da crença popular. Ele também segue a trilha dos primeiros monges Iris, pois eles trazem sua literatura e aprendizagem através da Europa para re-energizar o mundo cristão, no início da Idade Média.

Episódio 2: A Era das Conquistas
Fergal Keane analisa como as grandes transformações da Europa na Idade Média, alterou a história da Irlanda de forma irrevogável. Começando com a invasão anglo-normanda da Irlanda em 1169, ele investiga como os normandos mudou a vida irlandesa e por reis gaélicos inicialmente recebido um governante Inglês. Mas é também a história de uma conquista incompleta. A coroa Inglesa finalmente se move para impor sua vontade na Irlanda após a Reforma Protestante.

Episódio 3: A Era das Revoluções
Fergal Keane explora como o afluxo de presbiterianos escoceses, durante a plantação de Ulster no século 17, mudou a composição da ilha e sua história subseqüente. Vemos ver também como a revolução na América e na França abriu o caminho para a rebelião de 1798 na Irlanda.

Episódio 4: A Era da União
te episódio explora as grandes mudanças do século 19. Começando com o ano 1801, Ato de União, quando a Irlanda torna-se parte do Reino Unido pela primeira vez. Keane nos mostra como a Irlanda moderna vem a ser através das grandes batalhas constitucionais para a Emancipação Católica, Reforma Agrária. Também testemunha os horrores da fome da batata da década de 1840.

Episódio 5: A Era da Nação
A dramática história da Irlanda durante o século 20 é o tema do episódio de encerramento da série de Fergal Keane. A Guerra da Independência, no sul e a feroz resistência que se seguiu na liderança para o norte para a divisão da ilha pela primeira vez em sua história. Keane nos mostra gráficos e a evolução dos dois estados religiosamente dominados, impulsionado por grandes personalidades como Edward Carson e Ian Paisley no Norte e Eamonn de Valera e Charles Haughey no Sul, até aos dias de hoje. Ele segue os problemas da Irlanda do Norte e o processo de paz.

2011

Elenco de A História da Irlanda