A Idade da Pedra

2010

A Idade da Pedra

Produção que pretende tocar o espectador, A Idade da Pedra é um filme de ficção que se espelha em uma dura realidade para estimular uma reflexão sobre o mundo das drogas. Atores voluntários encenam personagens envolvidos em uma trama baseada em uma operação policial, que empresta o nome ao filme. Diferentes histórias se unem por meio do envolvimento com o crack e a necessidade de resgatar a autoestima e os valores como forma de tentar evitar ou mesmo reverter a dependência das substâncias ilícitas. O longa foi gravado em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, e contou com a participação de mais de 200 pessoas. Cópias foram distribuídas em escolas, como uma estratégia de prevenção ao vício. O diretor, Sérgio Rosa, é escritor, poeta, ator de teatro, ativista negro, produtor de conteúdo sobre temáticas negras e colunista afro, sendo autor de dois livros publicados. A Cia. Afro-Cena é um grupo teatral amador de Venâncio Aires formado por atores negros, idealizado em 10 de fevereiro de 2008. Além das peças, o grupo produz filmes como os curtas 360 (Sérgio Rosa, 2008, 27 min) e Um Sorriso negro (Sérgio Rosa, 2011, 14 min). Os dados trazidos pelo longa são alarmantes: morrem, em média, de seis a oito usuários de crack no RS por dia. Apenas 5% dos usuários de crack conseguem se recuperar. Um viciado em crack sobrevive em média cinco anos. Existem mais de 1 milhão de usuários de crack no Brasil.

2010

Elenco de A Idade da Pedra