A Palavra

2015

A Palavra

No Antigo Testamento, Elias foi um profeta que veio converter o povo samaritano, que cultuava o deus Baal, à religião de Javé. Lutou contra os nobres e poderosos, fez milagres e acabou transladado (isto é, levado com corpo e tudo) ao Céu. Contar a história de Elias para plateias atuais era um sonho antigo da pernambucana Zita Oliveira, fundadora da produtora Anjoluz.

Com o apoio de doações da comunidade evangélica e de várias empresas privadas e entidades – entre elas o hotel Dorisol, o Real Hospital Português, a TV Nova, a Zara, a Frometal e a UFPE -, ela conseguiu juntar os atores Tuca Andrada, Luciano Szafir e Oscar Magrini à empreitada, sob roteiro e direção do respeitado Guilherme Almeida Prado, de “A dama do cine Shanghai” e “Perfume de gardênia”. No início, a ideia era fazer um seriado chamado “A palavra de Elias”, que acabou tornando-se um média-metragem e agora prepara-se para virar longa, com a inclusão da história do profeta Eliseu e uma mudança no título: agora é só “A palavra” – que “na verdade, é de Deus”, explica a produtora.

Não vá esperando, entretanto, cajados e longas barbas: filmado nos estúdios da TV Nova, no Recife, em Fazenda Nova e locações do interior de Pernambuco, “A palavra” se passa no Nordeste contemporâneo, e aborda, além da história bíblica, temas atuais como a transposição do Rio São Francisco, a seca do sertão, corrupção e manipulação midiática. Os protagonistas – Elias e seu sucessor, Eliseu – são vividos por Tuca Andrada; Szafir é um inescrupuloso dono de emissora de TV e Magrini é Ben Haddad, que controla as águas – e, consequentemente, a economia e política – da cidade.

8 de Outubro de 2015