A princesa sapo

Царевна Лягушка

• The Frog Princess - Estados Unidos da América
  • La princesse grenouille - França
  • Tsarevna Iyagushka - Rússia

A princesa sapo (Não confundir com "A princesa e o sapo de 2009") é uma animação soviética criada pelo estúdio Soyuzmultfilm, adaptada de contos de fadas russos.

A jovem e bela princesa Vasilisa é abordada pelo feiticeiro malvado Koshchei, que a pede em casamento. Vasilisa ri da proposta dele que por isso a amaldiçoa: ela se torna um sapo por três anos e três dias.

Algum tempo depois, um rei já idoso estabelece que seus três filhos se casem, e propõe um teste para escolher as noivas. o rei diz que eles devem disparar uma fecha e achar as noivas onde a flecha aterrissar, a flecha do príncipe mais novo é recolhida por Vasilisa (em sua forma de sapo). O rei atribui a suas futuras noras várias tarefas, como bordar tecido e assar pão. Em todas as tarefas a princesa-transformada-em-sapo se destaca das preguiçosas futuras noivas dos irmãos mais velhos, já que ela pode voltar a sua forma humana durante a noite e usar mágica. Ainda assim, Ivan, o príncipe mais novo, tem vergonha da sua noiva sapo, até que ele descobre quem realmente ela é.

1954

Elenco de A princesa sapo