2. > Curtas Metragens
  3. > A Princesa

A Princesa

2013

Título A Princesa (Original)
Ano produção 2013
2013 ( Brasil )
Duração

O curta trata da ansiedade de uma jovem em estar esteticamente perfeita num mundo real, urbanizado. Ela esconde seus defeitos, não importando quanta dor possa custar, enquanto suas ações dialogam com seu desejo de liberdade em um um mundo de beleza fantástica e natural, mas irreal. A estética do filme remete diretamente aos contos de fada clássicos: Rapunzel, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, etc. e isso é facilmente identificado nas cenas. No entanto, o curta tem uma ar de obra-prima por toda a composição da fotografia, que é esplendorosa; dos efeitos visuais - sem comparação com outras produções nacionais; uma pós-produção extremamente eficiente, além de uma magnífica trilha sonora, composta pelo próprio Rafael, que bebeu diretamente na fonte de Vangelis em Blade Runner (que ele veio a me confirmar no fim do evento). O curta, sem falas, apresenta a belíssima atriz Aline Jones como a Princesa, papel que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz em Gramado. Sua beleza e talento, me levam a compará-la diretamente com Jennifer Lawrence. Como se não bastasse a emoção da qualidade visual, o filme arrebata com um final dilacerante. Apesar de ser perfeito tecnicamente, a obra é pura emoção.

Escrito e dirigido por Rafael Duarte e Taísa Ennes Marques
Uma produção Machina Filmes em parceria com Gira Produtora Cultural

com Aline Jones

Produção executiva: Marco Prates
Direção de fotografia: André Wofchuk
Direção de arte: Sheila Marafon e Carolina Pereira
Direção de produção: Marlova Vieira
Montagem: Taísa Ennes Marques

Direção de som e mixagem: Rodrigo Messias e Guilherme Philomena - InMotion Sound Labs
Trilha original: Rafael Duarte

Assistente de direção: Naiá Giúdice
Assistente de fotografia: Ariel Artur
Assistentes de produção: Paula Vieira, Sheyla Paladini, Bruna da Rosa, Eduardo Marchant, Gisele Moser
Produção de objetos: Paulo Marques

Modelagem e animação 3D: Guilherme Pace