A Tribute to John Cage

1976

A Tribute to John Cage

A Tribute to John Cage é a homenagem de Paik ao compositor vanguardista John Cage. Uma figura importante na arte contemporânea e na música, Cage foi uma das principais influências no trabalho de Paik, assim como seu amigo e colaborador frequente. Neste retrato multifacetado, Paik cria um pastiche de performances e anedotas de Cage, entrevistas com amigos e colegas, e exemplos de obras de música e televisão participativas de Paik que são paralelas às estratégias e preocupações de Cage. A metodologia e as filosofias que informam a radical estética musical de Cage - acaso, aleatoriedade, a democratização dos sons - são evidentes quando ele executa peças seminais como 4'33” (de completo silêncio) em Harvard Square, ou lança o I Ching para determinar performances sites. Entre as colagens de elementos incluídos neste trabalho, estão segmentos Paik’s Zen para TV; Paik e Charlotte Moorman nas primeiras apresentações, incluindo a TV Bra; e anedotas do compositor Alvin Lucier.

1976