A Última Planta Viva

1999

Last Plant Standing

Filmada em 32 países, numa parceria entre a NHK do Japão e produtoras britânicas, a série tem como tema a exploração, conservação e uso dos recursos genéticos vegetais disponíveis ao redor do mundo.

É divida em quatro episódios, de 50 minutos cada:

1º Episódio: a equipe sai em viagem pelo mundo para avaliar o estado dos recursos vegetais do planeta, buscando pessoas e organizações que trabalham para mantê-los em benefício das gerações futuras. Conhecemos o especialista inglês em maçãs Paul Hand, que vasculha pomares e jardins à procura de variedades de maçãs perdidas e esquecidas, e um estudante de agronomia mexicano, que numa busca pessoal a cavalo através da remota Sierra de Manantlán, no oeste do México, encontrou não só a rara variedade de milho que procurava, mas também uma outra variedade desconhecida para a Ciência, que é geneticamente compatível com o milho domesticado. A extinção de muitas espécies de plantas também é discutida, incluindo o Café Marron, uma planta nativa da ilha de Rodrigues no Oceano índico, da qual apenas um espécime infértil sobrevive.

2º Episódio: conta a história de Nikolai Ivanovich Vavilov (1887-1943), o geneticista e botânico russo que recolheu e salvou muitas espécies cultiváveis importantes, antes da invasão nazista. Muitas destas espécies que ele recolheu pessoalmente ainda são usadas no trabalho de melhoramento de plantas. O instituto que leva seu nome foi o primeiro banco genético internacional do mundo e serviu de inspiração para a moderna rede global de centros de conservação de plantas. Seu trabalho foi desacreditado sob o regime stalinista e ele morreu de desnutrição como prisioneiro político na prisão de Saratov. São exibidos material de arquivo e entrevistas com pessoas que o conheceram.

3º Episódio: discute o importante papel dos agricultores tradicionais na conservação de raras e potencialmente úteis variedades de plantas cultiváveis que poderiam ser perdidas. Visitamos a Índia, as Filipinas, Ilhas Maurício e o Oriente Médio, mostrando como os pequenos agricultores estão se unindo para conservar sementes tradicionais que estão rapidamente sendo substituídas por variedades modernas. Cada vez mais eles trabalham lado a lado com cientistas para desenvolver soluções inovadoras para evitar a contínua perda de espécies vegetais.

4º Episódio: discute os interesses econômicos envolvidos na genética das plantas, e também a propriedade sobre as diversas espécies usadas no desenvolvimento de novos medicamentos e na produção de novas variedades cultiváveis, que nos ajudarão a lidar com uma população em crescimento e as mudanças climáticas. Também aborda o conflito de interesses entre corporações multinacionais, instituições governamentais, agricultores tradicionais e povos indígenas, e pondera sobre o que o futuro reserva para a colheita de amanhã, com algumas novas (e às vezes controversas) parcerias que estão surgindo.

1999

Elenco de A Última Planta Viva