A universidade perdida, Vincennes

2016

Vincennes, l'université perdue

Aberta a todos, a universidade de Vincennes, criada no outono de 1968 e destruída em 1980, encarnava a possibilidade de outro sistema de ensino. Entre nostalgia e reflexão, este documentário homenageia uma historia esquecida.Na floresta de Vincennes, antigamente, existia uma universidade revolucionária. Maio de 1968 deixou seu legado e durante doze anos, Vincennes cresceu, se agitou, incomodou, atraindo os melhores professores do país: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Hélène Cixous, ou ainda Jacques Rancière.

« A floresta que pensa » se torna um lugar de referência misturando militância e aprendizagem. As lutas são cotidianas. Mas este caos alegre se encontra enfraquecido por histórias de drogas, pretexto ideal para destruir os prédios de Vincennes no verão de 1980. Então, o que sobra destes doze anos efervescentes?

1 de Junho de 2016