Abril do Vietnã no Ano do Gato

1975

Abril de Vietnam en el Año del Gato

Santiago Álvarez, precursor da escola documentarista cubana e diretor por muitos anos do Noticiário ICAIC, percorreu diversas regiões do mundo para retratar os sucessos e as personalidades mais significativas da segunda metade do século XX.
O Vietnã, para onde viajou em mais de 10 oportunidades, teve uma presença decisiva em seus noticiários e documentários. Em alguns deles destaca-se o singular uso poético da montagem visual e sonora que caracteriza suas obras mais conhecidas.
Abril do Vietnã no Ano do Gato significa um longo trabalho de síntese da longa luta do povo vietnamita pela sua independência em diversos períodos históricos, ao mesmo tempo em que mostra a sua rica tradição cultural, presente na banda sonora. Este filme é um testemunho fundamental da vitória final do exército nortevietnamita, a debandada norteamericana e a reunificação do país após a queda de Saigon no mês de abril de 1975.

1975

Elenco de Abril do Vietnã no Ano do Gato