Dirigido por
Data de lançamento
26 Nov. 2009Duração
Esta é uma história que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que no principio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. Neste vídeo, a história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avózinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar.
---
Corto animado producido en The Animation Workshop en Viborg, Dinamarca, por The Animation Workshop, Nicobis, Escorzo, y la Comunidad de Animadores Bolivianos, el cual tiene el apoyo del Gobierno de Dinamarca.
Animado por 8 animadores bolivianos, dirigido por un francés, música por la ambasadora de bolivia en Francia, compuesta por un otro francès, un proyecto danès, ayuda de producción por un mexicano y una alemana.
Es la adaptación de un mito ayoreo (pueblo indígena del chaco boreal). La versión animada convierte esta historia en una fábula que trata un tema fundamental del mundo contemporáneo: la lucha de los pueblos en contra de la mercantilización del agua.
Compartan este video con todos los que conozcan, y que hagan conciencia de que estamos terminando con la madre naturaleza.
♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫♥♫
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Nossa
Sensacional critica à privatização de um item de tamanha importância, a água.
27/06/2020 Mais de 57mil mortos vítimas do coronavírus e o tal do presidente privatizando a água.
Curta antigo mas, cabendo perfeitamente na atualidade do Brasil.
Brasil resiste!
Uma adaptação de um mito boliviano para os dias atuais (em 2000 houve a "Guerra da Água") que é muito lindo, profundo e necessário, principalmente pela questão histórica da água na Bolívia e pelos desdobramentos no resto do mundo (que acontece e está por acontecer).
Em uma breve pesquisa achei um artigo [http:// revista.fct.unesp.br/ index.php/ nera/ article/ view/ 3998/4155] (para acessar o link basta tirar os espaços) muito bom sobre a "Guerra da água" acompanhado sobre uma discussão sobre a apropriação deste recurso natural para gerar capital, que dá uma base melhor para entender o quão significante é esta animação.
Bolívia resiste!