Ficha técnica completa de Agosto

Aguardando revisão.
Ficha técnica completa de Agosto
Agosto
Média do filme: 3.0 de 5 — baseado em 2 votos
MÉDIAFILMOW
3.0
2 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Carregando Publicidade...
Título Agosto (Original)
Ano produção 1988
Dirigido por Jorge Silva Melo
Estreia
1988 ( Mundial )
Outras datas
Duração 98 minutos
Classificação
Gênero
Países de Origem Portugal

Trailer do dia

RAULS | Teaser oficial

Rauls (1ª Temporada)

Comentários 0
amigos querem ver

Sinopse

rofessor de violino no Conservatório do Porto vai passar as férias de Agosto na praia da Arrábida, com um casal de amigos. Longe da guerra colonial, tudo parece esquecido no tempo. Resta apenas o aproveitar da beleza, o envolvimento dos afetos, o benefício da solidão. [fonte:MkO]
~
AGOSTO é o oposto das chamadas fitas de Verão, como as paixões que lá se contam estão nos antípodas dos amores de praia.
No ramo subtil e luminoso de Rohmer, nasceu um fruto pesado e escuro de Antonioni - contudo, é manifesto que este trabalho não vive da receita mas da intuição do autor que nas imagens se traduz pela procura do vibrátil como substituto do latente.
A excelente fotografia de Acácio de Almeida dá textura a esta aposta. Ela é quase mimética da ofuscação de Carlos, voyeur hipersensível que se deixa encadear pelas projecções da sua própria solidão. Na base do triângulo passional, a relação de Dario e Alda, tão vulgar que o torpor pode parecer um poço de mistério.
Se há pecado a censurar a Jorge Silva Melo, será talvez o excesso de requinte com que sacrifica a caótica expressão da vitalidade das suas personagens - todas elas «jovens» - em favor da cruel ambiguidade dos afectos - embora as margens do enredo se tinjam com as cores fortes do sangue, do sexo e da loucura e, para além dessas, se erga o cerco fantasmático de um fascismo e de uma guerra.
A tensão e a tristeza na maneira de abordar a amizade masculina - trata-se de um abeiramento porque a mulher funciona como amortecedor da tal queda em si que Camus descreveu - faz deste filme um caso raro de contenção e despudor. E, como quem não quer a coisa, Silva MeIo coloca-nos nos braços a questão de uma força anímica e inconsciente poder reger melhor a vida do que o diabo a pinta. Na balança, que é aqui o signo solar, pesa-se o estéril e o fértil.
É injusto escrever um artigo sobre uma cópia vídeo, visionada em Tróia num gabinete envidraçado quase no pino do Verão (!!!), mas mais injusto é o público estar privado da estreia deste filme feito com talento e ternura.[Regina Guimarães (Grande Ilusão n.º 10)]


Roteiro de Agosto

Cesare Pavese 0 0

Cesare Pavese

Jorge Silva Melo 0 0

Jorge Silva Melo

Philippe Arnaud 0 0

Philippe Arnaud

Direção de Agosto

Jorge Silva Melo 0 0

Jorge Silva Melo

Elenco completo e personagens de Agosto

Christian Patey 0 0

Christian Patey

(Carlos)
Fernando Mora Ramos 0 0

Fernando Mora Ramos

(Emílio)
Glicínia Quartin 0 0

Glicínia Quartin

Manuela de Freitas 0 0

Manuela de Freitas

Marie Carré 0 0

Marie Carré

(Alda)
Olivier Cruveiller 0 1

Olivier Cruveiller

(Dário)

FAQ: Perguntas e respostas sobre elenco, detalhes técnicos e sobre a produção de Agosto

O(a) diretor(a) de Agosto é Jorge Silva Melo

Os(as) roteiristas de Agosto são Cesare Pavese , Jorge Silva Melo , Philippe Arnaud

O elenco de Agosto é composto por:
  • Christian Patey — Carlos
  • Fernando Mora Ramos — Emílio
  • Glicínia Quartin —
  • Manuela de Freitas —
  • Marie Carré — Alda
  • Olivier Cruveiller — Dário
  • Pedro Hestnes — Alberto
  • Rita Blanco —
Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5