Aldir Blanc - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá

2004

Aldir Blanc - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá

Média geral 4.6
baseado em 7 votos
Sua avaliação:
salvando
L - Livre para todos os públicos 52 minutos

Documentário vencedor do 1 DocTv, traça uma biografia afetiva do compositor, poeta e cronista carioca Aldir Blanc, tendo como contexto a Zona Norte do Rio de Janeiro.
Em evidente busca da síntese, o filme desfila quatro décadas de militância de Aldir Blanc na vida cultural do Rio de Janeiro e do país. A infância e adolescência entre os bairros do Estácio e Vila Isabel, ambos na Zona Norte do Rio de Janeiro e, respectivamente, berço de bambas como Ismael Silva e do mito Noel Rosa.
O documentário também traz as primeiras incursões nos ensaios na quadra do Salgueiro e os blocos de carnaval do Estácio e subúrbio da cidade; os saraus de música e poesia nas noites de verão em Paquetá e a participação nos festivais da canção no final dos anos 60 e início dos 70. Além disso, Aldir Blanc - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá relata encontros musicais do chamado Movimento Artístico Universitário (M.A.U.) e a atuação de Aldir Blanc na luta pelos direitos autorais no Brasil.
O filme registra ainda a participação do músico e poeta na imprensa, especialmente no semanário Pasquim, levado pelo amigo Henfil. As relações com a censura no período da ditadura militar e a questão da Anistia, tendo como exemplos as composições "O Mestre Sala dos Mares" e "O Bêbado e a Equilibrista".
Enfim, o vídeo destaca a obra de Aldir Blanc, espelhando a trajetória de um homem, da cidade e de seus habitantes. Um presente para o músico, compositor, cronista, jornalista, poeta e, sobretudo, letrista carioca.

Estreia Brasil:
2004
Outras datas

Elenco de Aldir Blanc - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá

Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: