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Nascimento: 7 de Junho de 1900 (35 years)

Falecimento: 24 de Junho de 1935

São Paulo-SP, Brasil - Brasil

Alfredo Le Pera foi um jornalista, poeta, crítico de teatro, compositor e roteirista ítalo-brasileiro, considerado um dos grandes compositores do Tango. Grande parceiro de Carlos Gardel.
Nasceu no tradicional bairro do Bixiga em São Paulo, e era filho de imigrantes italianos. Mudou-se com seus pais em 1902 para o Uruguai e posteriormente foi para a Argentina, onde trabalhou como jornalista, poeta, compositor e crítico de teatro. O dia de seu nascimento e seu nome são dados controversos. Ruben Pesce (que escreveu uma biografia do poeta) afirma que seu nascimento ocorreu em 6 de junho de 1900, enquanto Tito Livio Foppa diz que foi em 4 de junho. O Irmão de Alfredo, José Le Pera, diz que ele nasceu em 6 de junho de 1900 e Orlando del Greco, diz 8 de Junho de 1900. Aparentemente, a certidão dá a data de nascimento 7 de junho às 22:30 horas, e que o seu único nome era Alfredo. Porém, seu irmão José disse que o nome completo era Alfonso de Paula Alfredo Le Pera, e outros deram-lhe como Alfredo Le Pera Sorrentino. Em 1926 Le Pera perdeu a cidadania brasileira por haver se naturalizado argentino, por meio de decreto do então presidente Artur Bernardes. Alfredo estudou piano no conservatório "La Salvia", com o professor Alfredo de María. Quando cursava o ensino médio, escreveu um trabalho sobre literatura espanhola que impressionou o professor Vicente Martínez Cuitiño, que apresentou Alfredo aos círculos literários de Buenos Aires, por meio dos quais, o jovem Alfredo teve contato com: José Ingenieros, Alberto Vacarezza e José De Maturana.Em 1927, fez uma viagem pela Europa, na qual teve contato com o cinema francês.
Em 1928, voltou a Buenos Aires, onde começou a trabalhar com Leopoldo Torre Ríos na tradução de filmes franceses e alemães. No final de 1931, iniciou uma nova viagem à Europa para estabelecer contatos que trouxesse a realização de filmagens de produções cinematográficas na Argentina. Durante essa viagem, entrevistou: Alfred Hitchcock, Josephine Baker, René Clair, Gaby Morlay e Marlene Dietrich. Além disso, trabalhou tradutor de filmes em Paris, na Paramount, e em Berlim. Em setembro de 1932, retornou a Paris para trabalhar [3], juntamente com Mario Battistella, na adaptação do roteiro do filme "Espérame", dirigido por Louis Gasnier, no qual atuaria Carlos Gardel.
Durante as filmagens de "Espérame", escreveu o roteiro de "Melodía de arrabal", que teria os protagonistas interpretados por Gardel e Império Argentina que faria grande sucesso no público hispano-falante. Nesse filme, Gardel cantou o tango "Melodía de arrabal" e a canção crioula: "Mañanitas de sol", duas obras conjuntas de Alfredo, Batistella e Gardel.
Posteriormente, Gardel atuou nas filmagens media-metragem publicitário: "La casa es seria", no qual Alfredo trabalhou no argumento e nas letras do tango "Recuerdo malevo" e da canção melódica: "Quiéreme".
Em novembro de 1932, terminadas as filmagens em Paris, Alfredo se mudou para Londres, onde trabalhou na tradução de filmes e escrevendo crônicas para jornais de Buenos Aires.
Durante o ano de 1933, cruzou várias vezes o Canal da Mancha para trabalhar como tradutor de filmes em Paris e Londres.
Em abril de 1934, se mudou para Nova Iorque para trabalhar com Gardel que atuaria em filmes gravados naquele país. Também assumiu a vice-presidência da Éxito Corporation, produtora cinematográfica presidida por Gardel.
Dentre os filmes que Gardel atuou como protagonista, gravados nos Estados Unidos pela Paramount, que contaram com a contribuição de Alfredo como roteirista e compositor de letras das músicas, podem-se citar:
"Cuesta abajo", gravado em Long Island na segunda quinzena de maio de 1934, no qual Alfredo trabalhou no argumento, nos diálogos e na letra das canções. Esse filme teve como diretor Louis Gasnier que desfigurou algumas dos elementos do roteiro escritos por Alfredo;
"El tango en Broadway", durante as filmagens, as disputas entre Alfredo e Louis Gasnier se acirraram, o que levou a troca do diretor;
"Cazadores de estrellas";
"El día que me quieras", a obra de maior sucesso, dirigida por John Reinhardt e que contou com a participação da atriz mexicana Rosita Moreno, Tito Lusiardo e Manuel Pelufo;
e "Tango bar", dirigido por John Reinhardt, que contou com a participação de Enrique De Rosas, Rosita Moreno, Tito Lusiardo e Manuel Pelufo.
Dentre as letras compostas nesse período e incorporadas aos filmes, merecem destaque:
"Mi Buenos Aires querido";
a valsa: "Amores de estudiante"; e
"Criollita decí que sí";
"Impía";
"Por tu boca roja";
"Olvido", interpretada por Carlos Spaventa; e
a zamba "En los campos en flor", interpretada pela dupla Carlos Spaventa e Roberto Demoia (cubano);
"Rubias de New York";
"Golondrinas";
"Soledad";
"Caminito soleado";
o tango "Amargura";
a canção crioula: "Apure delantero buey";
"El día que me quieras";
"Sus ojos se cerraron";
"Guitarra mía";
"Volver";
"Sol tropical"; e
"Suerte negra".
Alfredo também exerceu funções comerciais na empresa cinematográfica, trabalhando na distribuição das obras.
Em março de 1935, partiu de Nova Iorque, integrando a comitiva de Gardel, que visitou diversos países latino-americanos com o intuito de fazer apresentações musicais para promover os filmes de Gardel. Visitaram: Porto Rico, Venezuela, Aruba, Curazao e Colômbia. Também estavam planejadas visitas ao Panamá, Cuba e México, que não se realizaram devido ao acidente de Medellín.
Em 24 de junho de 1935, estava no avião que sofreu o acidente no qual também morreu Gardel.
Em 1920 ele iniciou a crítica de shows para os jornais El Plata, El Mundo, de última hora, de ação e de telégrafo. Em seguida, também começa a escrever peças de teatro.
Por motivos profissionais, ele fez várias viagens a Paris. Ao voltar para Buenos Aires começou a trabalhar na tradução e produção de sub-títulos para filmes mudos, tornando esta tarefa junto com Leopoldo Torres Rios, que mais tarde seria um relevante diretor de cinema argentino.
Trabalhando para a Paramount Pictures como tradutor de textos para filmes mudos, teve contato com Carlos Gardel, graças ao interesse da Paramount de divulgar a carreira de Carlos Gardel internacionalmente. Alfredo Le Pera escreveu uma série de scripts para os filmes Melodia de Arrabal, em 1933, Cuesta Abajo, em 1934, El Tango en Broadway, em 1934, El Dia en Que me Quieras, 1935 e Tango Bar, 1935. Alfredo Le Pera foi o criador das letras de tangos de mais qualidade, respeitando o espírito popular. Foi o artista mais importante na vida de Carlos Gardel, sempre lembrado pelos argentinos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Le_Pera

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