3. > Almas mortas

Título Мёртвые души (Original)
Ano produção 1960
1960 ( Mundial )

Almas Mortas [Мёртвые души], 1960, é um filme Leonid Trauberg baseado no romance homônimo e ''incompleto'' de Nikolai Gogol publicado em 1842. O protagonista é um burocrata afastado do serviço público, de honestidade duvidosa e carismático: Pável Ivánovitch Tchítchicov [Чичиков], que viaja pelo interior da Rússia oferecendo um serviço estranho a todos, o acúmulo por escritura de "almas mortas".
Leonid Trauberg [Леонид Трауберг] é conhecido pelo dueto com Grigori Kozintsev [Ко́зинцев] em filmes como 'A nova Babilônia' [новый Вавилон], 1929, 'Sozinha' [Одна], 1936, e na adaptação de outro clássico literário de Gógol, 'O capote' [Шинель], 1926.
"A ideia central do romance, sugerida por Púschkin após a leitura de uma nota jornalística, permitiu a Gógol pintar uma variedade de personagens, cuja força reside em seu poder de caracterização do universal pelo específico, o que levou Púschkin a dizer, apesar de toda comicidade ali destilada - 'eu não ri, chorei; Deus, como é triste a nossa Rússia'. Assim, a denominação 'almas mortas' constitui não apenas a metáfora de um golpe ou de uma prática ardilosa no regime czarista, mas ainda uma expressão de até onde pode ir o decaimento do espírito humano, a contradição em que ele pode entrar com todo o padrão ético e fundamento religioso da existência."