Alumia (2009)

Aguardando revisão.

Alumia

Média do filme: 4.7 de 5 — baseado em 8 votos
MÉDIAFILMOW
4.7
8 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando

Dirigido por:

Dea Ferraz

País de origem:

Duração:

55 minutos None

Status:

Streaming

Dirigido por

Duração

55 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

"Os momentos que antecedem o pôr do sol tinham um significado especial para os personagens do documentário Alumia. Sem energia elétrica em suas casas, eles mantinham uma convivência diferente com a noite. Para captar esse sentimento, as diretoras do filme, Carol Vergolino e Andréa Ferraz, procuraram filmar tudo sem o uso de luzes artificiais. O resultado da experiência cinematográfica pode ser visto pelo público nesta segunda-feira, às 19h30, no Cinema da Fundação, onde ocorre uma nova pré-exibição gratuita (o filme também foi visto no início de junho na Mostra .Doc).

Alumia foi filmado em 2005 no Sítio de São Francisco, no município de Custódia, Sertão de Pernambuco. Na época, a comunidade ainda não recebia energia elétrica, que só alcançou o local um ano depois. A água encanada também havia acabado de começar a chegar. As cineastas queriam mostrar como esse tipo de situação ainda era real em pleno século 21, apesar de parecer historicamente absurda.

A intenção do documentário, entretanto, não é a denúncia. O filme é um retrato do cotidiano e da visão de mundo de seres humanos que possuem uma situação de vida peculiar, que se relacionavam mais com as estrelas do céu do que com aparelhos de TV ou geladeiras. Feito pelo Ateliê Produções, Alumia foi filmado apenas à noite, entre as 18h e as 21h, com direção de fotografia do cearense Roberto Iuri e trilha sonora de Rafael Agra. O objetivo inicial era produzir um curta, mas a edição final ficou com 55 minutos."

(http://www.old.diariodepernambuco.com.br/viver/nota.asp?materia=20090629085950&assunto=99&onde=Viver)

Elenco

Nenhum elenco encontrado.

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+

Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Mestres Do Universo | Trailer Dublado

Críticas e opiniões sobre Alumia

Listas com o filme

Ver todas as listas (7)
Palavra (En)Cantada Que Horas Ela Volta? Era o Hotel Cambridge Divinas Divas A Alma da Gente
Filmes dirigidos por mulheres
por alessandrasprouse
Veneza Americana São Paulo, A Sinfonia da Metrópole Ao Redor do Brasil Aruanã Garrincha, Alegria do Povo
Documentários Nacionais
por mbas1
Crescimento Sagrado Difficult Love Excluídas do Paraíso Soltar a Voz Coma, Um Documentário
Docs dirigidos por mulheres
por cineclube
Baile Perfumado O Som ao Redor Tatuagem Cinema, Aspirinas e Urubus Febre do Rato
Cinema de Pernambuco
por franciscooliveira

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: