Alumia

2009

Alumia

Dirigido por:
Média geral 4.7
baseado em 9 votos
Sua avaliação:
salvando
55 minutos

"Os momentos que antecedem o pôr do sol tinham um significado especial para os personagens do documentário Alumia. Sem energia elétrica em suas casas, eles mantinham uma convivência diferente com a noite. Para captar esse sentimento, as diretoras do filme, Carol Vergolino e Andréa Ferraz, procuraram filmar tudo sem o uso de luzes artificiais. O resultado da experiência cinematográfica pode ser visto pelo público nesta segunda-feira, às 19h30, no Cinema da Fundação, onde ocorre uma nova pré-exibição gratuita (o filme também foi visto no início de junho na Mostra .Doc).

Alumia foi filmado em 2005 no Sítio de São Francisco, no município de Custódia, Sertão de Pernambuco. Na época, a comunidade ainda não recebia energia elétrica, que só alcançou o local um ano depois. A água encanada também havia acabado de começar a chegar. As cineastas queriam mostrar como esse tipo de situação ainda era real em pleno século 21, apesar de parecer historicamente absurda.

A intenção do documentário, entretanto, não é a denúncia. O filme é um retrato do cotidiano e da visão de mundo de seres humanos que possuem uma situação de vida peculiar, que se relacionavam mais com as estrelas do céu do que com aparelhos de TV ou geladeiras. Feito pelo Ateliê Produções, Alumia foi filmado apenas à noite, entre as 18h e as 21h, com direção de fotografia do cearense Roberto Iuri e trilha sonora de Rafael Agra. O objetivo inicial era produzir um curta, mas a edição final ficou com 55 minutos."

(http://www.old.diariodepernambuco.com.br/viver/nota.asp?materia=20090629085950&assunto=99&onde=Viver)

Estreia Brasil:
2009
Outras datas

Elenco de Alumia

Nenhum.
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: