Angola Palmares - Dialogando com o Grande Quilombo

2021

Angola Palmares - Dialogando com o Grande Quilombo

Com importantes entrevistas e pesquisa documental, a obra traça paralelos entre o Grande Quilombo e os primeiros relatos da Capoeira nos dias de hoje. O Documentário está ancorado na força de atores históricos, passados e presentes. Depoimentos de Mestres e Pesquisadores como Mestre Nô, fundador da ABCCAP e praticante da Arte Capoeira há quase 70 anos; Mestre Cláudio dos Palmares, 54 anos de prática da Capoeira e um dos mais antigos Mestres em atividade no estado de Alagoas; Helcias Pereira, membro fundador do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; a Professora Drª Ligia Ferreira, Pesquisadora e ex-Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indigenas da Universidade Federal de Alagoas NEABI/UFAL, entre outros, reforçam a mensagem da obra que passa pelas dimensões social, cultural, de identidade e de gênero, entre outras.

O Curta Metragem "Angola Palmares: Dialogando com o Grande Quilombo" vem para fazer uma provocativa, para libertar dos velhos/novos grilhões da escravidão moderna, quase sempre das periferias das pequenas e grandes cidades, vem para fortalecer a Capoeira na Terra de Zumbi.

Só a partir da compreensão e da difusão do conhecimento histórico afrodescendente será possível entender e compreender um pouco mais a relação estreitíssima da nossa Capoeira com o Quilombo dos Palmares.

6 de Novembro de 2021

Elenco de Angola Palmares - Dialogando com o Grande Quilombo