2. > Curtas Metragens
  3. > Aquilo que Você Não Sabia que Podia Fazer com Aquilo que Conhecia

Título Aquilo que Você Não Sabia que Podia Fazer com Aquilo que Conhecia (Original)
Ano produção 2012
16 de Abril de 2012 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

“Pode algo ser belo para qualquer outro propósito a não ser aquele para o qual é belo que seja usado?” - Sócrates

Cerca de 400 anos antes da era cristã, Sócrates questionava a ideia de funcionalidade. Surgindo em meio a bagunça do mundo industrial, o design trás ainda hoje debates de como se deve projetar. Com o intuito de reconfigurar o mundo, trazendo conforto, inevitavelmente surge o fitness for purpouse , a adequação dos objetos ao seu propósito. A seguir podemos observar toda a história do design até chegarmos aos dias de hoje, onde ainda na faculdade sempre esbarramos com a imponente frase: A forma segue a função.

“Aquilo que você não sabia que podia fazer com o que conhecia” foi pensado para satirizar a visão de que a forma e função, melhor dizendo, funcionalidade, seja a principal preocupação do designer, sendo a forma moldada para única e exclusivamente uma função.

Um objeto simples, do cotidiano, como um clipes de papel, pode ter uma função fixa, conhecida por todos: agrupar papéis. Impossível seria achar um indivíduo que jamais o tenha utilizado para outro propósito. Fazer correntes, tentar abrir portas, colocar na orelha, prender o cabelo, desentupir cola, tirar o chip do celular, são exemplos comuns de outros usos do clipes de papel.

Sendo um objeto simples, minimalista, o clipes pede por um video que siga essa linha. A filmagem e narração foram inspiradas em videos instrucionais americanos da segunda guerra mundial, que ensinam e instigam aos seus patriotas a fazerem coisas ‘simples’ no dia-a-dia para que possam contribuir para um bem maior. Esse ar sério e antigo foi incorporado ao infográfico, que tem ainda um teor irônico que critíca a sociedade desatenta.

A ideia de uma coisa complexa, como a relação entre função e forma, se transformando em várias coisas simples nos remete ao metadesign. Utilizando desse método de facilitar a compreensão do mundo, no caso, do objeto projetado, é estimulada no curta-metragem a criatividade do expectador, convidando-o indiretamente a observar que objetos tem inúmeras funções, diretas ou não, quebrando o paradigma forma-função.