2. > Curtas Metragens
  3. > Arcaico e Moderno - O Paraná nas comemorações de seu Centenário

Título Arcaico e Moderno - O Paraná nas comemorações de seu Centenário (Original)
Ano produção 2016
19 de Março de 2016 ( Brasil )

Nas décadas de 1940 e 1950, ocorreram, no Paraná, transformações políticas, econômicas e sociais significativas, ocasionadas, em grande medida, pelo ímpeto modernista que tomou conta das administrações públicas em diversas capitais brasileiras. Bento Munhoz da Rocha Neto, governador do Paraná entre os anos de 1951 e 1955, aproveitou a expansão da economia cafeeira, que desceu de São Paulo para o norte paranaense, para, no ano do Centenário de Emancipação Política do Estado, construir uma identidade regional, unificar o estado e destacar o Paraná nacionalmente.
As comemorações ao Centenário de emancipação política do Paraná, que aconteceram em 1953, para comemorar o evento histórico que elevou a então Quinta Comarca de São Paulo à categoria de província, em 1853, foram utilizadas pelas elites dirigentes como suporte de memória para construção do Paraná moderno.Assim, o documentário Arcaico e Moderno aborda a problemática da memória e da identidade por meio de um evento que marcou a História coletiva paranaense.