Arigatô

Arigatô

Média geral 3.5
baseado em 1 votos
Sua avaliação:
salvando

Produzido e editado no laboratório de TV da Facopp, o trabalho foi entregue a dois professores universitários do Japão, Yuko Yamanouchi Shikata, da Universidade de Kansai e Shikata Toshiaki, da Universidade Ritsumeikan, que estavam na região realizando pesquisas sobre o cemitério japonês de Álvares Machado e das atividades realizadas pela colônia japonesa. Segundo o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, Toshio Koketsu, quando os pesquisadores perguntaram sobre algum registro que pudesse contar a história da imigração na região, não houve dúvida em oferecer o material jornalístico local.

A idéia de produzir um videodocumentário surgiu dos alunos de Jornalismo Aladir Roberto Gomes, Bianca Lima, Jaqueline Hatamoto e Pedro Mathias, sob orientação da professora de Telejornalismo, Thaisa Bacco, para resgatar a cultura e registrar historicamente o centenário da imigração japonesa no Brasil. Segundo Gomes, uma pesquisa foi realizada em 34 cidades da região e Presidente Prudente foi escolhida por ter forte influência e contribuição para a cultura japonesa.

Ao final do documentário é mostrada a importância da documentação histórica e do resgate cultural para que as novas gerações tenham contato com a vida de seus antepassados. Mathias diz que o documentário foi o resgateo audiovisual de histórias que “desapareceram” com o tempo. “Estas histórias estavam dispersas e era necessário que alguém as reunisse e colocasse de volta à disposição da comunidade prudentina.”

Estreia Brasil:
2008
Outras datas

Elenco de Arigatô

Nenhum.
Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: