Arquitetura do Lugar

2000

Arquitetura do Lugar

L - Livre para todos os públicos

Das ocas construídas pelos índios até as construções deste século, passando por fazendas e aldeias, o documentário "Arquitetura do Lugar" mostra a história da arquitetura no Brasil.
A produção conta com a narração do ator Sérgio Mamberti. Além de mostrar as mudanças sofridas pela arquitetura brasileira ao longo dos anos, ela compara as construções de diferentes regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, Brasília, Natal e Salvador.
"Arquitetura do Lugar" traz ainda depoimentos de arquitetos como Carlos Lemos, Regina Meyer e Oscar Niemeyer, além de imagens de arquivo de Lúcio Costa. O arquiteto, morto em 1998, projetou o plano piloto de Brasília em parceria com Niemeyer.
O documentário discute também a relação entre a arquitetura e as transformações sociais pelas quais o país tem passado. Para isso, são exibidas imagens de arquivo que registram a arquitetura brasileira de outras épocas.
Apesar das diferenças culturais entre as regiões do Brasil, o programa tenta mostrar que sempre houve uma unidade quanto à arquitetura praticada no país.
Também participam os historiadores Nicolau Sevcenko e Evaldo Cabral de Mello e a antropóloga Betty Mindlin. O programa é dirigido por Aurélio Michiles, que esteve à frente de documentários como "Que Viva Glauber" e do filme "O Cineasta da Selva".

2000

Elenco de Arquitetura do Lugar