3. > As 18 Fugitivas

Título The wanted 18 (Original)
Ano produção 2014
2014 ( Brasil )

Estamos em 1987, às vésperas do primeiro levante na Cisjordânia. Os moradores buscam alternativas para os produtos que têm comprado de uma companhia israelense. No vilarejo Beit Sahour, ativistas e o cineasta Amer Shomali decidem abrir uma cooperativa e adquirem 18 vacas de um kibutz. Após tentativas e erros, os novos “leitivistas” vão aprendendo e a população passa a depender do “leite da Intifada”. O ato de desafio não passa despercebido. A leiteria é invadida e as vacas declaradas “uma ameaça ao Estado de Israel”. O aclamado artista palestino Amer Shomali ilustrou e codirigiu o filme, com o veterano canadense Paul Cowan. Combinando animação, entrevistas, quadrinhos e material de arquivo, dão vida a um dos mais bizarros capítulos da história do conflito israelense-palestino.