As Cinco Panelas de Ouro

1982

As 5 Panelas de Ouro

Década de 30. Na pequena Jataí, interior de São Paulo, um único partido – o PRP – controla o poder, embora dividido em duas facções: o “legítimo” e o “verdadeiro”.

O legítimo tem como líder Zequinha da Silva, pai de Isolina, uma moça casada com Dadau Prates mas grávida do ex-noivo, Afonsinho Henriques Mourão. O verdadeiro é representado pelo Major Mourão, Afonsinho – filho do major – e Nicolau da Foz.

Explode a revolução de 30 e a pacata cidade implode. Em meio à revolução, Esmeralda, mulher de Nicolau, tem sonhos sugestivos que costumam se concretizar. Num desses sonhos, Padre Dito, pároco da cidade já falecido, conta a Esmeralda sobre a existência das cinco panelas de ouro, enterradas em seu túmulo.

A notícia do sonho chega aos ouvidos da população e aí começa uma corrida desenfreada pelo ouro.

1982