Como Se Eu Não Estivesse Lá

2010

As If I Am Not There

Baseado em histórias reais, o filme economiza nas palavras, mas transborda em imagens fortes, angustiantes, que conseguem de uma forma impressionante envolver o público no horror das mulheres vitimadas pela Guerra da Bósnia.
A jovem Samira sai da casa dos pais em Sarajevo sem saber que uma guerra está prestes a eclodir. Pouco depois de chegar ao vilarejo onde assumia a vaga de professora, todos os homens dali são executados e todas as mulheres, ela inclusive, são levadas como prisioneiras.

Na prisão, Samira descobrirá que a única forma de manter a lucidez era recusar-se a ser transformada em um animal pelos seus algozes. E para isso, ela terá que atravessar por todas as bárbaras crueldades que lhe eram infligidas como se não estivesse lá.

. Representante da Irlanda para o Oscar 2012

2011