At kende sandheden

2002

At kende sandheden

Outros títulos
  • Facing the Truth - Estados Unidos da América
Dirigido por:
Média geral 0.0
baseado em 0 votos
Sua avaliação:
salvando
14 - Não recomendado para menores de 14 anos 98 minutos

Escrito e dirigido por Nils Malmros e baseado na vida do pai do diretor. O filme inicia em 1944, quando um jovem pescador é atendido pelo neurocirurgião Richard Malmros (Jens Albinus) que opera o paciente depois de injetar-lhe Thorotrast, um meio de contraste radioativo. A operação é um sucesso, no entanto, 42 anos depois, o homem desenvolve câncer de fígado e morre. Sua viúva processa o hospital alegando que o Thorotrast causou o câncer.

A história relembra a vida de Richard Malmros, uma criança que viveu na pobreza, com um pai desempregado devido à Primeira Guerra Mundial, a influência de sua tia que era uma cristã devota e sempre alertava sobre “o perigo do pecado”, seus dias de escola, sua formação universitária e casamento.

O filme centra-se na ambiguidade da "verdade" divulgada pela mídia, bem como o dilema pessoal que Richard Malmros enfrentou: seu conhecimento sobre os perigos do Thorotrast e a decisão que ele tinha que tomar quando não havia outras alternativas.

Filmado em estilo de documentário em preto e branco, “At kende sandheden” ganhou o prêmio de Melhor Filme no Robert Awards de 2003. No Festival de Mar del Plata ganhou como Melhor Filme e Nils Malmros recebeu uma menção especial pela "coragem em retratar a ambiguidade da verdade." No Bodil Awards foi indicado a Melhor Filme dinamarquês e Jens Albinus ganhou o Bodil de Melhor Ator.

Estreia Mundial:
2002
Outras datas
Denunciar algo errado
Trailers

Comentar: