2. > Curtas Metragens
  3. > Augusto Anibal quer casar

Título Augusto Anibal quer casar (Original)
Ano produção 1923
1923 ( Brasil )
Duração

Augusto Aníbal decide se casar. Vendo Yara Jordão numa rua, segue-a com seu Ford, mas ela escapa aos seus galanteios. Em outra rua, um carro cheio de moças esperava por Yara. Aníbal as segue até a praia da Gávea onde, numa derrapagem do carro, o ator é atirado ao chão. Ele perde os sentidos e as moças param para socorrê-lo. Estonteado ele vê as moças ora como banhistas, ora como ninfas que dançam à sua volta.
Retornando à cidade as moças decidem curar a mania casadoira de Augusto Aníbal, simulando um casamento entre o ator e o transformista Darwin. Após o casamento Darwin despede-se de seu papel de noiva , voltando a falar e andar como homem. Augusto Aníbal foge em ceroulas para o mar onde toma um hidroavião, indo procurar sua noiva no céu. (Resumo do cine-romance publicado em A Scena Muda, 13.09.1923, p. 6-7, 31)