3. > Balcãs Selvagens

Título Wild Balkans (Original)
Ano produção 2013
2013 ( Mundial )

O Planeta Terra nos leva até uma terra recortada e que por sua localização, foi durante milhares de anos marcada por guerras, em disputas sangrentas entre imperadores: trata-se dos balcãs. E toda essa violência na região, de certo modo, ocultou muito de sua beleza natural. Em ‘Balcãs Selvagens’ conheceremos as florestas primitivas ao norte de Montenegro e também ao leste da Croácia. Ouviremos relato de gente que mora muito perto de lobos, e tem que se defender deles. Como se trata de uma região naturalmente rica ela sempre é associada a um mundo mitológico como o descrito por Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”. E é desse contraste, entre um mundo mágico, paradisíaco, e sua história conturbada de conflitos e guerras, tanto na antiguidade, como nos dias de hoje, como foi a guerra da Croácia em 1991, que surge um documentário vigoroso sobre uma região repleta de abutres, animais exóticos e povoada por uma diversidade de etnias, como búlgaros, tártaros e armênios.