3. > Brasil, Brasil - Episódio 2: Revolução Tropicália

Título Brasil, Brasil - Part Two: Tropicalia Revolution (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )

O segundo programa da série cobre o período militar no Brasil, 1964-85, e discute o papel que os músicos tiveram na liderança do combate de volta - e como sofreram como consequencia. A época começou com o movimento de protesto de esquerda liderados por cantoras como Nara Leão, que foi acompanhado por estilos rivais que iam desde o canto apaixonado de Elis Regina até as canções empolgantes de pop de Jorge Ben - com concursos na televisão em um terreno de competição entre partidários de diferentes estilos.

Tudo isso mudou no final dos anos sessenta, com o surgimento do movimento Tropicália experimental, determinado a abalar o Brasil, assim como a linha dura militar que assumiu o controle do governo. O programa narra as carreiras das estrelas do Tropicália, Dos Mutantes até Gilberto Gil e Caetano Veloso, que foram ambos presos e exilados para a Grã-Bretanha (e inclui imagens nunca mostrando o desempenho deles, tanto na Ilha de Wight festival). Ele descreve a campanha militar contra a censura de músicos importantes como Chico Buarque, Milton Nascimento, e até Jorge Ben. E mostra como os músicos negros no estado da Bahia responderam com o desenvolvimento de novos, e muitas vezes políticos, estilos negros como o samba-reggae.