Brizolão

2021

Brizolão

sinopse
Na Maré, zona norte do Rio de Janeiro, estudantes e professores abordam desafios da educação pública no Brasil da Nova República, a partir da experiência dos CIEPs, projeto de Brizola e Darcy Ribeiro, exposto a suas virtudes e fragilidades. Filme construído e exibido por meio da plataforma de código livre NUVELA, que permite uma montagem "online" a partir de vídeos do youtube (Nuvela).
por que assistir?
Num momento em que o Brasil passa por crises sem precedentes na educação, um filme como “Brizolão” recoloca a importância de projetos de Estado pensados a longo prazo na formação de milhares de estudantes. O ponto de partida são os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública), criados pelo antropólogo Darcy Ribeiro e pelo então governador Leonel Brizola nos anos 1980, e o diretor Jéferson tem a sensibilidade de tratar de pontos positivos e problemáticos do sistema.

2021

Elenco de Brizolão