CABO FRIO E IGUABA GRANDE

1920

CABO FRIO E IGUABA GRANDE

• PRIMEIRA MISSA CAMPAL - Brasil

O registro de eventos ocorridos na Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro. Uma missa campal diante da Igreja de Nossa Senhora de Assumpção, em Cabo Frio, com populares e religiosos seguindo em procissão com o andor. Grande público presente à inauguração de um posto meteorológico; e pessoas diante de um prédio, durante a abertura de uma exposição. Populares e autoridades reunidos numa praça aguardam o descerramento de um obelisco, destaque para placa com os dizeres: "o governo do Estado ao povo"; o registro fotográfico do evento; a apresentação da banda no coreto; e a distribuição de bilhetes para o sorteio de medalhas e brindes. Em Iguaba Grande, o almoço oferecido ao senador Erico Coelho e amigos, pelo cel. Annibal Condeixa. Vista geral da cidade de Cabo Frio: edificações e casas, a praia e a orla. Ainda em Cabo Frio, a indústria Salinas Palmer" e as etapas da produção do sal: moinhos bombeando água para os tanques de vaporização; a cristalização do minério; e a colheita do sal pelos trabalhadores, sob o olhar de uma comitiva de autoridades. As pilhas com o produto acabado e o seu recolhimento em armazéns. O transporte das sacas e o embarque. O porto de Cabo Frio com barcos atracados, estabelecimentos comerciais e embarcações em movimento.
Fonte: Banco de Conteúdo Culturais

1920