Caminhos de Itapeva

2017

Caminhos de Itapeva

"Caminhos de Itapeva" é um documentário feito pelo PET Biologia UFRGS, com o apoio da equipe do PEVA, dos funcionários da FZB, professores da UFRGS, comunidade de Torres, e por último mas não menos importante, alunos da Biologia.

Inicialmente, a ideia do documentário era produzir um material audiovisual para a popularização das Unidades de Conservação do RS, e escolhemos o PEVA pela oportunidade de divulgar os desafios enfrentados no Litoral Norte, em uma UC que é exemplo em regularização fundiária no Rio Grande do Sul, além de ser exemplo em conselho atuante, mas também, sofre diversas ameaças como a especulação imobiliária, que abraça cada dia mais este fragmento de paisagem nativa dentro de uma matriz urbana em expansão, a invasão de espécies exóticas , e a pressão diária que é ser uma UC de resistência em meio à um cenário político totalmente desfavorável.

Mas depois de um ano inteiro estudando a fundo a história, a composição, a gestão, a riqueza e exuberância, os desafios e perspectivas, e principalmente, à pressão que o PEVA sofre pelas autoridades e pela especulação imobiliáia, temos em mãos um material de divulgação que pode ajudar essa UC a se manter viva em meio à tantos golpes.

12 de Abril de 2017

Elenco de Caminhos de Itapeva