Canto XXVI dell’Inferno della Divina Commedia di Dante

1997

Canto XXVI dell’Inferno della Divina Commedia di Dante

Uma interpretação fílmica pictórica do texto completo do Cântico de Ulisses, lido por Vittorio Sermonti. Foi difícil dar forma a esse oceano infinito que é o Inferno de Dante, para isso procurei uma técnica que me desse uma grande liberdade de expressão e que também tivesse a possibilidade de uma "luz interior". Escolhi a pintura a óleo, a ser feita sobre um vidro colocado entre a câmera e a fonte de luz para obter uma luz como se fosse filtrada por um vitral. Esta técnica de pintura ao vivo comportava grandes riscos, em primeiro lugar a impossibilidade de repetição em caso de erro. Para algumas passagens com efeitos, também fiz uso de uma copiadora com movimentos manuais. O filme entrou no projeto RAI Educational Mondo 3.

1997

Elenco de Canto XXVI dell’Inferno della Divina Commedia di Dante