3. > Capitalismo e Outras Coisas de Crianças

Título Capitalism And Other Kids Stuff (Original)
Ano produção 2006
20 de Janeiro de 2006 ( Mundial )

"O Capitalismo & Outras Infantilidades" é um documentário que nos convida a olhar de uma forma diferente o mundo em que vivemos e a questionar algumas das mais básicas premissas da vida no sistema capitalista.
Este trabalho apresenta, em linguagem clara e sem jargões econômicos ou políticos, as bases sobre as quais se assentam o sistema capitalista.
A razão do sistema capitalista é a busca, a qualquer custo, do lucro das grandes empresas e bancos. Para que uma minoria siga sendo privilegiada, a esmagadora maioria das pessoas é submetida a toda ordem de exploração, como a destruição de direitos, o desemprego, a fome, a miséria, o roubo, etc.
A minoria que comanda o mundo do capital tem nas suas mãos o controle político da sociedade. Todas as instituições do Estado capitalista têm a função de preservar a propriedade privada, seja por leis, ou simplesmente pelo uso da força e repressão. Todos os dias nos deparamos com esse fato, quando os sem-teto ocupam um terreno urbano ou os sem-terra ocupam uma propriedade rural, ou ainda quando os operários ocupam uma fábrica. A polícia e a justiça garantem a propriedade dos capitalistas. O Congresso de qualquer país capitalista vota as leis que interessam ao grande capital.
Através de eleições, por dentro do Estado capitalista, não se pode conseguir romper com o próprio capitalismo. Há nele uma espécie de "sistema auto-imune" que se mostra em massacres e genocídios ao redor do mundo. Os proprietários do mundo, com seu poder econômico, controlam as eleições, financiando campanhas milionárias, controlando as TVs e os jornais (quando estes não são deles mesmos), comprando os partidos e cabos eleitorais. No mundo do capital, o capital é o poder supremo. Só com uma total mudança da consciência massa, que rompa com o capitalismo, usurpador por princípio, e com os governos hegemônicos ditatoriais (lembre-se: toda "democracia" é uma farsa), será possível mudar realmente a vida dos bilhões de seres humanos que sobrevivem em toda espécie de miséria.