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Nascimento: 7 de Outubro de 1897 (87 years)

Falecimento: 8 de Novembro de 1984

Dresden, Saxony, Germany - Alemanha

Carl Junghans nasceu em Dresden em 7 de outubro de 1897 na família de um alfaiate. Ele freqüentou um liceu e, após a Primeira Guerra Mundial, ofereceu-se para o exército em 1916. Durante seu treinamento militar, ele foi ferido e descarregado. Depois de se formar em um curso de música e atuação, ele trabalhou como ator no Teatro Municipal de Freiberg e depois como roteirista no Albert-Theater de Dresden e no Neuen Theater am Zoo de Berlim. Na segunda metade da década de 1920, ele ganhava a vida como jornalista, escrevendo resenhas de filmes para uma variedade de jornais de Berlim. Além disso, ele editou os títulos de filmes estrangeiros e ajudou a mediar a venda de vários filmes da Checoslováquia para a Alemanha.

Naquela época, Junghans conheceu Sonia Slonim, que era 11 anos mais jovem, uma aspirante a atriz e sobrinha de Vladimir Nabokov. Seu caso de amor era um segredo público, mas eles nunca se casaram. A relação e a diferença de idade entre os dois amantes influenciaram as obras literárias de Nabokov: primeiro o poema de 1928 Lilith e depois o romance de 1932 Camera obscura sobre uma atriz de 17 anos que destrói a vida de um respeitado crítico de meia-idade. Um ano depois da publicação do livro, Slonim emigrou com os Nabokovs para a França e cortou os laços com os Junghans por um tempo.

Junghans era um comunista ardente e ativo já na época em que trabalhava em Berlim. Ele se juntou ao Partido Comunista da Alemanha, escreveu textos de esquerda e leu poemas revolucionários em público. Em 1928, também filmou vários documentários sobre o movimento comunista Lenin e a União Soviética para o Prometheus Film, que foi criado para produzir e promover “filmes do proletariado”. Ele também enviou à direção da empresa o roteiro do longa Pradlena, sobre uma mulher que sucumbe à pobreza e seu marido despótico. Embora a história se encaixe nos moldes dos dramas alemães socialmente críticos da época, a administração do estúdio acreditava que faltava espírito revolucionário. Os produtores exigiram que uma demonstração de rua em massa fosse incluída no filme, mas Junghans recusou [a cena mais tarde apareceu em um filme similar que foi apoiado por Prometheus: Mutter Krausens Fahrt ins Glück de Jutzi (Viagem da Mãe à Alegria de Krause)]. Para a empresa comercial, The Laundrymaid era muito pesada e esquerdista. Assim, Junghans não conseguiu concretizar seu projeto em Berlim, embora um trecho do roteiro tenha aparecido na revista Film-Kurier ; Ele, portanto, voltou-se para seus amigos tchecos em busca de ajuda.

No final, ele encontrou apoio do ator Theodor Pištěk, que conseguiu que Pradlena fosse filmado no estúdio Na Kavalirce em Praga e obteve financiamento através de vários empréstimos, que ele pagou até 1941. Junghans moldou sua história em um estilo artístico que atraiu em grande parte da escola de montagem soviética. O efeito foi mais tarde caracterizado pelo jovem Alexander Hackenschmied em sua resenha para a revista Studio : “O estilo de edição de filmes russo, baseado mais nas associações de impressões visuais imediatas do que em sequências lógicas detalhadas, tornou possível criar a atmosfera aleatória do filme. cenas imperturbadas pela falta de lucidez esquemática e clara orientação local e histórica do enredo como estamos acostumados a partir dos filmes americanos. ”

O filme foi exibido em Berlim, em março de 1930, sob o nome de Takový je život (Tal é a vida) e recebeu uma recepção entusiasmada de ambos os públicos e críticos. No entanto, com o início dos filmes sonoros cada vez mais populares, desapareceu rapidamente. Ele foi exibido dois meses depois em Praga em cinemas secundários e completamente retirado dos programas após uma semana. Cópias do filme foram destruídas e o filme só existiu nas memórias de alguns indivíduos que tiveram a sorte de vê-lo. É assim que o filme é mencionado em estudos de história do cinema produzidos na Checoslováquia e no exterior na década de 1930. Foi somente após a Segunda Guerra Mundial que uma cópia perdida do filme foi descoberta, e assim podemos admirar o esforço de Junghan até hoje.

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