2. > Curtas Metragens
  3. > Central Conquista Brasil

Título Central Conquista Brasil (Original)
Ano produção 2002
2002 ( Mundial )

Registro exclusivo das filmagens de Central do Brasil em Vitória da Conquista em 1997. A equipe da ProVídeo Uesb teve acesso aos bastidores, depoimentos da equipe, dos atores e do diretor Walter Sales, guardando momentos únicos de um dos filmes mais emblemáticos do que veio a ser conhecido como Cinema da Retomada.

Projeto cuidadosamente pensado pelo produtor cultural Jorge Melquisedeque, o vídeo acabou não sendo produzido por ele - que faleceria em 2001. Todas as fitas brutas foram resgatadas em 2002 e editadas com o roteiro de Marcelo Lopes (baseado nas crônicas de Jorge sobre o período) e direção de Esmon Primo para a programação de homenagem aos 10 anos do Programa Janela Indiscreta Cine Vídeo Uesb.

OBS: a cópia original (master) do vídeo-documentário se perdeu. Apenas uma cópia em VHS foi resgatada e aqui publicada. Todas as fitas em SUPER-VHS do material bruto, no entanto, ainda fazem parte do acervo e devem - sem data definida - usadas na reedição do material.