O Espião de Alto Luxo

2007

Champagne Spy (Meragel Ha'Shampaniya)

Oded Gur Arie tinha 12 anos quando se mudou para Paris com sua mãe, por causa do “trabalho do papai”. Em um pequeno café, o pai dele e um membro da Mossad - a Agência de Inteligência Israelense - revelam a Oded que seu pai é um agente disfarçado partindo em uma missão oficial. Eles instruem Oded a nunca revelar esse segredo pois a vida de seu pai depende disso. Desde então, Oded nunca falou sobre o seu pai. Até agora. O Major Ze'ev Gur Arie, pai de Oded, era um oficial Israelense recrutado pelo Mossad nos anos de 1960 para se infiltrar no círculo de cientistas alemães que desenvolviam armas de destruição em massa no Egito. Após o treino em espionagem, sabotagem e a construção de sua identidade falsa, Gur Arie parte para o Cairo como Wolfgang Lotz – um milionário alemão, ex-nazista e criador de cavalos. Enquanto junta informações no Cairo, Lotz começa a introjetar sua identidade falsa, vivendo como alta classe, gastando milhões e até mesmo casando com uma alemã que ele conhece em um trem. Oded e sua mãe são abandonados, ficam sós em Paris, a espera da volta do pai. Após incidentes dramáticos, um julgamento sensacional e alguns anos na prisão, Lotz volta a Israel, mas nunca volta para casa. Perdido entre as duas identidades, ainda viciado na vida glamurosa que sua missão permitiu que tivesse, Lotz não encontra seu lugar e no fim deixa Israel, país ao qual serviu toda a sua vida. Acaba seus dias frustrado e na pobreza, trabalhando como vendedor em um departamento de pesca numa grande loja de Munique. Nesse filme, Oded Gur Arie, 55 anos, quebra 40 anos de silêncio e visita o seu passado. Pela primeira vez, Oded fala de sua relação complicada com o pai e confronta o alto preço que ele e sua mãe tiveram que pagar durante uma vida de segredos e mentiras à sombra da Mossad.

2007

Elenco de O Espião de Alto Luxo