Cinema Caradura

2011

Cinema Caradura

Em 1986, o então cinquentenário Cine Jangada desaparecia do cenário fortalezense. A sala da Empresa Cinematográfica do Ceará, S/A (CINEMAR), que nasceu com pretensões de ser uma sala "familiar" e "cult", fechou suas portas como uma sala especializada em filmes pornográficos. Cinema Caradura retraça os contornos d circuito exibidor local e do ato de ir ao cinema como modalidade de lazer e possibilidade de transgressão. Pode-se aqui acompanhar o longo percurso desde o surgimento das primeiras salas fixas do centro da cidade de Fortaleza, passando pelo " refinamento afrancesado" do Cine Majestik ou o gigantismo yankee do Cine São Luís, até chegar às salas integradas aos shopping centers e á proliferação dos cinevídos pornôs no centro da cidade. Na interseção destes percursos, o Cine Jangada foi um divisor de águas.

2011

Elenco de Cinema Caradura