Cinema é Maresia

2010

Cinema é Maresia

Média geral 5.0
baseado em 3 votos
Sua avaliação:
salvando
18 minutos

Qual é a essência do cinema? Mas afinal, o que é cinema? A película, um conjunto de filmes? A sala onde os assistimos? Ou será que é mesmo cachoeira, como disse Humberto Mauro?

Humberto Mauro era de Minas Gerais. Terra de cachoeiras, muitos quilômetros distante da água salgada. Mas sua frase, que se tornou famosa, dizem que nasceu no Rio de Janeiro, onde o cinema acontecia bem perto do mar.

A Cinemateca do MAM virou um ponto de encontro entre aqueles que gostavam e queriam fazer cinema. Era lá que se discutia arte, política e cultura, onde se via e se fazia cinema e é lá que se localiza todo o acervo do museus. Quadros, esculturas e filmes, sujeito a todos os efeitos que a maresia pode causar.

Ela que, assim como o cinema, é invisível, impalpável. Mas emana, infiltra, penetra. Deixa sua marca.”

A cinemateca do MAM-Rio é o ponto de partida para uma reflexão sobre a geração cineclubista que marcou a vida cultural carioca entre os anos 50 e 60 e originou o Cinema Novo. Walter Lima Jr, Cacá Diegues, José Carlos Avellar e Hernani Heffner são alguns dos personagens dessa viagem sentimental sobre cinema e memória.

Estreia Brasil:
2010
Outras datas

Elenco de Cinema é Maresia

Nenhum.
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: