3. > Cinemania

2002

Título Cinemania (Original)
Ano produção 2002
2004 ( Brasil )

Esse documentário sobre a mais intensa cinefilia na cidade de Nova Iorque revela o mundo de cinco cinéfilos obsessivos e apaixonados. Os cineastas nos apresentam esse estranho e interessante viés dos apaixonados pela sétima arte capturando a vida cotidiana de seus membros mais instigantes. Entrevistas em cine-clube, no meio da rua e também na casa de cada um deles mostrando individualmente cada um como forma de apresentar melhor a história e dos próprios personagens contarem a deles. Muitos não conseguem manter-se empregados e trabalhando, ou não querem fazê-lo. Todos eles mostram claramente que abdicaram da importância do mundo real, dando toda atenção ao mundo de fantasia dos filmes. Essas enciclopédias humanas do cinema vêem de dois a cinco filmes ao dia, e de 600 a 2000 mil filmes em um ano. Eles não têm vida sexual de verdade, ou seja, física, vivendo, quando muito, uma vida de romances irreais com estrelas do calibre de James Stewart ou Audrey Hepburn. No documentário Cinemania, os maiores fãs do cinema se tornam suas maiores estrelas. Essa é a história de suas vidas, suas memórias, seus hábitos imutáveis e os filmes que eles amam.

Escrito por: Miriam Hopkins no IMDb
Traduzido por: Régis Trentim da Costa