3. > Citadel

2006

Título Citadel (Original)
Ano produção 2006
2006 ( Mundial )

Em 2003, Atom Egoyan filma, depois de vinte e oito anos de ausência, o retorno de sua esposa e atriz principal em sua cidade natal. Arsinée Khanjian na verdade nasceu e cresceu em Beirute, até que a guerra civil obrigar sua família para deixar o Líbano para o Canadá. Ela tinha dezessete anos. Citadel a priori oferece um diário de viagens inofensivo abordada por Atom Egoyan a seu filho, então com dez anos. E ainda: um ensaio sobre a memória, família, identidade, encontro doloroso entre história individual e história coletiva, impressionante como coloca em questão os motores de sua criação e dispositivos Atom Egoyan se desdobra em seus filmes, Citadel é um espelho em relaçnao ao filme Calendar, onde tudo parece e perigosamente vertiginosamente ao redor.