3. > Classic Albums: Metallica – Metallica

Título Classic Albums: Metallica – Metallica (Original)
Ano produção 2001
6 de Novembro de 2001 ( Brasil )

Classic Albums: Metallica - Metallica é um documentário em DVD sobre o making of do álbum auto-intitulado da banda Metallica. Faz parte do terceiro documentário da série Classic Albums, lançado pela Isis Productions / Eagle Rock Entertainment. Foi lançado em 6 de novembro de 2001, poucos meses depois o baixista Jason Newsted saiu da banda.

O Black Album é o disco que levou o Metallica para o mundo dos grandes estádios, para a MTV, rádios e paradas de sucesso. No documentário, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Jason Newsted aparecem em imagens registradas durante a gravação do disco. O perfeccionismo do produtor Bob Rock chegou a irritar os músicos, como fica claro em uma cena em que Ulrich o desmoraliza “pelas costas”. Reunidos recentemente, os quatro membros ouvem de seus novos instrumentos separadamente e remontam cada detalhe. Efeitos “escondidos” em canais da mesa de som chegam a surpreendê-los.

O documentário apresenta os originais multi-tracks e gravações demo, juntamente com os cinco singles do álbum, nomeadamente: Enter Sandman, Sad But True, The Unforgiven, Wherever I May Roam e Nothing Else Matters.