Crazywise

2016

Crazywise

O que poderemos aprender daqueles que usaram de sua crise psicológica em uma experiência de transformação positiva? Durante um quarto de século documentando culturas indígenas, o fotógrafo de direitos humanos e cineasta Phil Borges frequentemente viu estas culturas identificarem sintomas "psicóticos" como um indicador xamânico em potencial. Ele estava intrigado em como diferentemente a psicose é definida e tratada no Ocidente. Através de entrevistas com renomados profissionais da saúde mental, incluindo Gabor Mate, MD, Robert Whitaker, e Roshi Joan Halifax, PhD, Phil explora o severo crescimento da crise da saúde mental na América dominada pela psiquiatria biomédica. Ele descobre um movimento crescente de profissionais e psiquiatras sobreviventes que demandam tratamentos alternativos que focam na recuperação, nutrindo conexões sociais e encontrando sentido. CRAZYWISE segue dois jovens norte americanos diagnosticados com "doença mental". Adam, 27, sofre devastadores efeitos colaterais de medicações antes de adotar a meditação na esperança de recuperação. Ekhaya, 32, sobrevivente de molestação sexual e de várias tentativas de suicídio antes de adentrar a um treinamento espiritual para se tornar uma tradicional curadora Sul Africana, dá significado ao seu sofrimento e traz um profundo propósito em sua vida. CRAZYWISE não foca em romantizar a sabedoria indígena, ou a condenar completamente o tratamento Ocidental. Nem todo indígena que tem uma crise se torna um xamã. E muitos indivíduos se beneficiam de tratamentos Ocidentais. No entanto, a aceitação de estados não ordinários de consciência pelos nativos, juntamente com rituais e metáforas que formam uma profunda conexão com a natureza, um com o outro, e com seus ancestrais, é algo que nós podemos aprender juntos. CRAZYWISE dá voz para um discurso crescente que acredita que a crise psicológica pode ser uma oportunidade para crescimento e ser potencialmente transformadora, e não uma doença incurável.

17 de Novembro de 2016