Cremaster 1

1996

Cremaster 1

O Ciclo Cremaster (The Cremaster Cycle) é um projecto do artista visual Matthew Barney composto por cinco filmes, esculturas, fotografias, desenhos etc. Sua composição tomou oito anos, entre 1994 e 2002 culminando com uma exposição no Solomon R. Guggenheim Museum em Nova York. A mostra foi assim mesmo apresentada no Museu Ludwig em Colónia na Alemanha e no Museu de Arte Moderno de Paris em 2002 e 2003. Jonathan Bepler compôs a banda sonora dos filmes.

O projecto compreende múltiplas alusões à posição dos órgãos reproductivos durante o processo da diferenciação sexual. Enquanto em Cremaster 1 representa-se o estado mais "ascendente" ou indiferenciado, em Cremaster 5 mostra-se o mais "descendente" ou diferenciado.

-----------

Filmada em 1995, Cremaster 1 é uma revista musical interpretada no Bronco Stadium de Boise no estado de Idaho, a cidade de origem do autor. No campo de jogo desloca-se um grupo de bailarinas com elementos cheerleaders criando figuras e coreografías, a música é cheia de vida e optimista. No céu sobrevoando o estádio, há dois dirigíveis em cujos interiores há quatro hospedeiras.

Os desenhos são compostos por figuras celulares que passam de um sistema dividido horizontalmente a um sistema reproductivo indiferenciado, que marca as primeiras seis semanas de desenvolvimento fetal, representando a total potencialidade do sistema.

1996

Elenco de Cremaster 1