Dakota 38

2012

Dakota 38

Na primavera de 2005, Jim Miller - um líder espiritual nativo-americano e veterano da guerra do Vietnam -, sonha com uma jornada a cavalo pelos planaltos da Dakota do Sul. Pouco antes de acordar, ele se vê às margens de um rio no Minnesota, onde encontra 38 de seus ancestrais Dakota enforcados. À época, Jim nunca ouvira falar da maior execução em massa da história dos Estados Unidos, ordenada por Abraham Lincoln, em dezembro de 1862. "Quando temos um sonho, sabemos se esse sonho veio do criador... Como qualquer outro ex-alcoólatra, por muito tempo tentei convencer-me de que eu não o tinha entendido. Tentei expulsá-lo da minha cabeça. Mas, independente do que eu fizesse, esse é um daqueles sonhos que incomodam dia e noite, sem cessar."

Agora, quatro anos mais tarde, abraçando a mensagem do sonho, Jim e um grupo a cavalo refazem as 330 milhas dessa jornada, desde Lower Brule/Dakota do Sul, até Mankato/Minnesota, em direção ao local onde os 38 foram enforcados, no aniversário da execução. "Não podemos mais culpar os wasichus. Estamos agindo assim por nós mesmos. Estamos vendendo drogas, matando o nosso próprio povo. É disso que se trata essa viagem, de cura."
Esse filme é a história de sua empreitada. É uma cerimônia maior de cura, performada no enfrentamento de nevascas, no mergulho na dor de feridas abertas, e no encontro de nativos e não-nativos em busca de reconciliação.

"This film was created in line with Native healing practices. In honoring this ceremony, we are screening and distributing “Dakota 38″ as a gift rather than for sale. This film was inspired by one individual’s dream and is not promoting any organization or affiliated with any political or religious groups. It was simply created to encourage healing and reconciliation."

28 de Setembro de 2012

Elenco de Dakota 38