3. > Djomeh

2000

Título Djomeh (Original)
Ano produção 2000
2000 ( Brasil )

Djomeh é um jovem afegão que trabalha em uma fazenda no remoto interior do Irã. Todas as manhãs ele acompanha o dono da fazenda, o senhor Mahmoud, às aldeias das proximidades para comprar leite e depois revendê-lo.Ao contrário de seu colega e protetor Habib, o ingênuo Djomeh não se deixa reprimir pelo fato de ser estrangeiro. Está sempre sorrindo e fala abertamente, mesmo diante do olhar desconfiado e frio dos moradores da região. Devido à personalidade conservadora de Habib, Djomeh não se sente à vontade para lhe pedir conselhos. Nem mesmo quando se apaixona por Setareh, uma jovem do lugar.Infelizmente, os rígidos costumes iranianos não permitem que ele a corteje. Mas Djomeh não desiste: ele pede ao patrão que interfira a seu favor. Um gesto corajoso que vai atravessar todas as fronteiras culturais, neste filme vencedor do prêmio Caméra D’Or, no Festival de Cannes 2000.