Do Horror à Memória

2004

Do Horror à Memória

A ditadura na Argentina contabiliza o maior número de mortos e desaparecidos entre os regimes repressores sul-americanos. De acordo com entidades de Direitos Humanos, são mais de 30 mil. Um dos centros de tortura do regime era a Escuela de de Mecanica de la Armada, ligada à Marinha.

Em 2004, os então estudantes de jornalismo Alexandre Xavier, Diogo Ruic, Laio Manzano e Marília Chaves foram até Buenos Aires e produziram o documentário "Do Horror à Memória" para contar um pouco da história de resistência à ditadura militar argentina.

O documentário, de 23 minutos, mescla imagens de arquivo, informações históricas e depoimentos, o grande destaque do trabalho. Entre os entrevistados há ex-presos políticos que foram torturados na Escuela de la Armada, filhos de desaparecidos, mães e avós da Praça de Maio.

Hoje a Escuela de la Armada guarda a memória do período, graças a um ato do governo Kirchner. Porém, a lusta dos sobreviventes e familiares segue para o reconhecimento de todas as vítimas do período.

Completo no youtube

2004